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4. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do técnico auxiliar de saúde(TAS):

-Tarefas, que sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão direta;

Os técnicos de esterilização supervisionam os técnicos auxiliares de saúde ou assistentes operacionais no âmbito dos procedimentos de descontaminação e esterilização. 

Estes profissionais intervêm nas diferentes fases do processo de esterilização e são responsáveis pela transmissão das orientações e pelo cumprimento dos procedimentos e das normas estabelecidas interna e externamente. 

A sua formação deve ser específica em tecnologia de esterilização. 

Ao técnicow de esterilização compete: 

·       Assumir a responsabilidade de uma ou mais zonas de trabalho e orientar as atividades aí desenvolvidas, quer do ponto de vista técnico, quer da sua organização, coadjuvando assim o Responsável pelo SCE. 

·       Acompanhar e avaliar as tarefas desenvolvidas no âmbito do Plano de Atividades do SCE. 

·       Assegurar a formação técnico-profissional dos profissionais que operam nas zonas da sua responsabilidade. 

·       Assegurar o cumprimento das normas estabelecidas aplicáveis a cada zona do SCE. 

·       Colaborar com o Responsável do SCE em todas as atividades, no âmbito das zonas que lhe reportam. 

 

Em suma, são uma equipa de profissionais treinados e aptos a intervir nas diferentes fases do processo de esterilização e responsáveis pela transmissão das orientações e cumprimento dos procedimentos e das normas internas e externamente, assegurando a formação técnico-profissional dos Assistentes Operacionais que operam sob sua responsabilidade.

Assistentes operacionais - Equipa de profissionais treinados e aptos na prestação de apoio aos Técnicos Esterilização na preparação do material desde a recolha de DM contaminados passando pelo processo da lavagem, inspeção, embalagem, esterilização e entrega de DM estéreis. 

Este pessoal presta apoio aos técnicos de esterilização preparando o material para a esterilização e assegurando a sua correta manipulação, desde a recolha do material contaminado ate à distribuição de material estéril. 

A manutenção das condições de higiene no respetivo local de trabalho, incluindo o modo como os profissionais desempenham as tarefas e executam os procedimentos a seu cargo, são de extrema importância no processo de esterilização. 

A formação deste pessoal deve ocorrer, fundamentalmente, em serviço, com programas que promovam a sua compreensão sabre as variadas tarefas executadas nas diferentes zonas do SCE e sabre a importância do seu papel na globalidade do funcionamento deste serviço e, em sentido amplo, no programa de controlo de infeção do estabelecimento de saúde em que estão inseridos.

 

 

- Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a

De acordo com o respetivo perfil profissional, os técnicos auxiliares de saúde (assistentes operacionais) estão habilitados para: 

 

Funções: 

·       Efetuar a lavagem e desinfeção de material hoteleiro, material clínico e material de apoio clínico em local próprio, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos; 

·       Assegurar o armazenamento e conservação adequada de material hoteleiro, material de apoio clínico e clínico de acordo com normas e/ou procedimentos definidos; 

·       Efetuar a lavagem (manual e mecânica) e desinfeção química, em local apropriado, de equipamentos do serviço, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos; 

 

Conhecimentos de: 

·       Lavagem, desinfeção, esterilização: princípios, métodos e técnicas associadas. 

·       Lavagem e desinfeção de equipamentos do serviço/unidade: métodos e técnicas.

·       Lavagem e desinfeção de materiais hoteleiros, apoio clínico e clínico: métodos e técnicas. 

·       Manutenção preventiva de equipamentos próprios a cada serviço. 

·       Prevenção e controlo da infeção: princípios, medidas e recomendações. 

 

Saberes-fazer 

·       Aplicar as técnicas de tratamento, lavagem (manual e mecânica) e desinfeção aos equipamentos e materiais utilizados na lavagem e higienização das instalações/superfícies da unidade/serviço. 

·       Utilizar e descartar corretamente o equipamento de proteção individual adequado. 

 

Caraterísticas pessoais – requisitos 

·       Aptidão Física 

·       Equilíbrio Emocional 

·       Interesse pela aprendizagem 

·       Assiduidade 

·       Apresentação/higiene pessoal 

·       Organização no trabalho 

·       Destreza manual 

·       Responsabilidade 

·       Concentração 

·       Capacidade comunicação/inter-relação/espírito de equipa 

·       Honestidade 

·       Conhecimentos de Assepsia e Higiene Hospitalar. 

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